terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os Pintados em: Romeu e Julieta

PREFERI NÃO COLOCAR FOTO PARA NÃO EXPOR AS PESSOAS


Trupe os "Pintados"
Texto: Uma adaptação do texto de William Shakespeare
Direção: Geraldo Dias

Eles trazem no seu repertório o espetáculo "Romeu e Julieta", a história de dois jovens que apaixonam-se apesar de serem de famílias rivais, e essa paixão só vai encontrar ventura na morte dos dois enamorados.
Utilizando-se de uma linguagem popular e circense, a peça, mesmo lançando mão das angústias e desventuras vicenciadas pelos personagens shakespearianos, busca no riso o elo de acesso ao público. Fonte: FETED

Sendo muito sincera com vocês, eu estou buscando as melhores palavras para exprimir a minha opinião sobre este espetáculo, sem que para isso eu me pareça agressiva, ou seja exagerada.

Eu estou tentando me valer do que o meu amigo Luis sempre faz questão de lembrar: "tudo é estudo, tudo é arte", mas confesso que desta vez, foi "de lascar".

Gente, eu tenho a absoluta certeza de que o coitado do Shakespeare está até agora revirando-se no túmulo, pois acabaram de "matar"  sua maior obra, a tão conhecida história de amor de Romeu e Julieta.

Apesar de estar abismada até agora e não estar conseguindo entender ainda, eu acredito que a direção quis seguir a farsa, ou o besteirol, para representação do texto, mas o que saiu foi uma "coisa" da qual eu não sei nem nomear.

O cenário ruim, iluminação pobre, representação...num sei nem o que falar... pois somente um ator conseguiu se salvar!

Para ser besteirol, farsa, comédia, ou sei lá o que foi aquilo... as coisas precisam ser largadas, ou feitas de qualquer jeito? De forma alguma!

Para vocês terem noção, o público inteiro conseguia ver os personagens trocando de roupas e conversando ( achando que ninguém estava vendo), escutávamo cochicos, víamos os outros atores atrás de um pedaço do cenário (e isso nao fazia parte do espetáculo)...aaaaaaaiiiiiiiiiiii

Enfim, enquanto eu assistia, eu não conseguia acreditar no que estava vendo, no fundo eu estava torcendo para que aquilo fosse apenas o começo, que fosse proposital...mas para a minha loucura, infelizmente não era!

Preciso falar mais alguma coisa? Aff


Evoé









8 comentários:

  1. Olá, deyse eu sou um ator do espetáculo os pintados em: Romeu & Julieta espetáculo o qual você não gostou queria que agente pudesse trocar ou e-mail, msn, ou qualquer coisa pois eu queria entender melhor o pq vc não ter gostado do espetáculo não ache que eu quero tirar satisfações não é isso eu apenas queria ouvir melhor a sua opinião pois sou estudante de teatro estou iniciando agora e queria ouvir melhor a opinião de uma crítica só estou te mandando esse recado agora pq por acao eu vi essa crítica agora, espero que vc me retorne para que possamos conversar melhor!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Dayse minha querida, tudo bem? No fim do espetáculo, como todos, do Festival, abria-se o debate,pq vc não falou? Acho que vc realmente não conseguiu entender, que é a proposta do espetáculo cujo titulo é: Os Pintados em: Romeu & Julieta, o nome do Grupo: Naja, cujo alguns integrantes,é da Nossa Escola(Pois é um Festival Estudantil)-Deixa te passar um pouco da proposta: A Trupe de Rua, Os Pintados, fizeram a versão popular de Romeu & Julieta... Quem foi assistir ao nosso espetáculo, sabiam que iam assistir: OS PINTADOS EM: ROMEU & JULIETA...E outra querida...Tivemos indicação de melhor iluminação, ator e atriz coadjuvante e ganhamos o prêmio de melhor figurino. Os jurados, foram atores, diretores e encenadores renomados...Como vc se chama mesmo? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caro Arthur, meu e-mail é o mesmo do perfil, vai ser um prazer trocarmos "figurinha" sobre teatro, dança, e qualquer coisa que envolva a cultura. Só peço que esqueças o título de crítica, ok? kkkkk Pois sou apenas um amante do teatro, e tudo que me leve ao "belo", ta? Um abraço querido.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Alex,eu bem sei que no final do espetáculo abriu-se espaço para debate, pois eu fui prestigiar a maioria dos espetáculos apresentados, contudo, por se tratar de um festival estudantil,como você mesmo frisou, não achei salutar apresentar o meu "desgosto" ou colocar os atores-estudantes em uma situação constrangedora, até mesmo porque eles, assim como eu, como vc, como Marcos Portela, como Samuel Santos, como Nazaré Sodré, como Agrinez Diana de Melo, bem como tantos outros artistas do teatro, aprendemos um pouco a cada dia,não?

    Ahhhh, e tem uma coisinha que eu aprendi com minha mãe: se vc não tem algo de bom para falar, não abra a boca para machucar as pessoas.

    Importante frisar que eu também sei das indicações e premiações do festival, pois eu estava no encerramento e discordo veementemente com muitas delas, algumas injustas inclusive. Portanto, não significa muita coisa para mim o fato de um espetáculo ou outro ter sido ou não indicado.

    Para sua e a minha surpresa, conheco alguns dos jurados, e tenho ciência da competência e belíssimo trabalho que eles desenvolvem em nosso Estado! Seria novidade para alguém o reconhecimento deles?

    Com todo respeito, eu acho que quem não compreendeu bem o blog, foste tu! Como falei na minha 1ª postagem, este "espaço" foi criado para que eu pudesse conversar, trocar idéias, pedir opiniões e dicas de coisas que eu amo: o teatro e a cultura...apenas isso!

    Não estou aqui para exercer uma função de "crítica", mas posso estar aqui porque o Art. 5º, IV da CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, me assegura o direito de "liberdade de expressão", o que o faço sem nenhuma pretensão ou sacanagem, pois apenas tenho o direito de expressar a minha opinião do que eu vejo, assisto, compro, ganho, etc.

    Me admira muito o fato de um ator não saber lidar com a exposição própria, que a figura pública sofre, ou seja, as opiniões e discordâncias... pois pelo que sempre me foi ensinado, a partir do momento que eu me exponho de alguma forma, consequentemente "olhares são voltados para mim", e com eles, as criticas, as opiniões... o "gostar"... o não "gostar".

    Mas sabe Alex, tem um segredo que são poucos artistas (e poucas pessoas) sabem: A HUMILDADE É O MAIOR MERECEDORA DE APLAUSOS. E na questão humildade, parece-me que o seu colega Arthur ensaiou um pouquinho mais.

    Perdoe-me pelo fato de exercer o meu direito de opinar sobre alguma coisa, tá? Mas o problema todinho, é que não é do meu feitio dizer que gostei de alguma coisa sem gostar, vc me desculpa por esse traiçoeiro defeito?

    Ah!!! Por fim, quase que eu esquecia de me apresentar como vc me pediu, lá vai: Meu nome é Deyse Leitão, sou advogada por profissão, pós-graduanda em direito público, atriz por amor e curiosidade, arrisco-me a escrever, ouso aprender contato improvisação e estou tentando sempre aprender cada vez mais sobre cada coisinha dessas!

    Sendo assim, peço que sempre que puder, contribua com nosso espaço... pois aqui foi um lugarzinho que eu e meus amigos achamos para falar do que gostamos (e não gostamos) de forma simples e democrática!

    Até porque, o que seria da vida se não fóssemos livres, não é? :D

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Prezada Dayse Leitão,se estamos na chuva é para se molhar, não ha dúvidas... Estávamos no festival competitivo estudantil e passiveis de toda e qualquer critica...E são essas coisas que que nos impulsionam a cada vez mais fazer teatro, para que os "amantes" do teatro, feito você,elogiem, critiquem, aplaudam! Acontece que o jeito de você se expressar que foi um pouco duvidoso...Concordo que não possa ter gostado do espetáculo, mas, seria bom que vc tivesse mais cuidados nas palavras... Ivana Moura, do Diário de Pernambuco, é uma ótima escola! Vc disse que aprendeu com a sua mãe, que se não gostou, não fala para não machucar, pois é... E acabou machucando, pois são atores iniciantes e do jeito que vc se expressou foi péssimo, os deixaram muito mal.Todos, exatamente, todos, nos demos o nosso melhor, foram meses de ensaios e oficinas...É querida, aprenda mesmo essas coisinhas, pois o que te falta é isso mesmo, embasamento...E quem sabe com embasamento, os teus amigos, te prestigiem mais nesse teu blog.

    ResponderExcluir
  6. olá, deyse me passa o seu e-mail... o meu é surf_arttu@hotmail.com pode me adc, ok?

    ResponderExcluir
  7. Oi Linda,

    (não tem teu nome aqui, por isso não te chamo por ele rsrsr).

    Pode me adicionar, ai podemos conversar melhor, ok? Vai ser um prazer te conhecer!

    Beijão

    ResponderExcluir