sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Partida

A PARTIDA (Cia. Experimental de Teatro e Escola José Joaquim da Silva Filho / Vitória de Santo Antão)


Texto e direção: César Leão
Nessa comédia dramática, dois irmãos, após perderem os pais, e terem como herança um pote de farinha e um padaço de carne seca, são tomados pela dúvida se deixam sua vida no sertão e partem para a busca de uma vida nova.

A peça foi boa, baseado numa história real, o roteirista e diretor César Leão conta a vida do seu pai, que ao ficar órfão, juntamente com seu irmão, tenta superar a perda e parte para uma vida longe do sertão, da seca, da fome.

O cenário bem regional, com objetos bem característico da cultura nordestina, deixou a desejar apenas no que diz respeito a delimitação do espaço no palco, deixando por vezes a plateia confusa quanto as mudanças de cena.

Em determinado momento do espetáculo, fez-se uso do data show para mostrar os dois irmãos tentando caçar para matar a fome, contudo, o cenário escolhido para as imagens foi um campo com muito verde, muita água, situação que fugia do tema escolhido (a seca).

Mais uma vez faço uma crítica quanto a ausência de técnica de voz, principalmente quando o irmão mais novo retorna à ceno com 30 anos de idade... neste momento o ator continuou com o mesmo tom de voz utilizado quando representava uma criança, o que dificultou, com certeza, o entendimento do público mais desatento.

No mais, foi um bom espetáculo, ultrapassadas as ressalvas acima descritas!

Evoé

Um comentário:

  1. A peça é muito boa mesmo.
    Apesar do tema " seca", o espetaculo caminha pela via do riso, da descontração.

    Minha observação é sobre o ator que faz o irmão mais novo. Precisa melhorar a caracterização do rapaz q de longe tem cara de sertanejo e para piorar a situação tem o tal cabelinho estilo moicano.
    Fica faltando "VERDADE" no personagem.

    ResponderExcluir