quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Larissa e o velho urso de pelúcia


Tinha terminado uma briga com o Francisco no nosso quarto. Saí com tanta raiva que não consegui chorar. Engoli o sentimento a seco. Entrei no quarto da Larissa. Precisava verificar se ela já estava dormindo ou se tinha ouvido tudo. Entro no quarto e vejo Lari brincando com um urso de pelúcia velho, feio, sujo, sem um dos olhos, pelos caídos e peço para ela ir dormir. Mas antes lhe peço para jogar aquele brinquedo fora. Argumento que não entendo porque ela gosta tanto daquele urso velho e feio se ela tem uma estante de bonecas novas e lindas. Mas a danada da menina só quer o urso feio. Acho que faz para me provocar. De repente, Lari me responde: “Mamãe, sabe por que eu gosto tanto desse ursinho? É justamente porque ele é velhinho. Aí eu posso brincar, tocar, cheirar, apertar. Ele já tem meu cheiro. Ele tem minha história. Ele é como um filho pra mim. Eu posso tocá-lo. Abraçá-lo. Os outros não. Os outros são tão belos que tenho medo de tocar. Tão perfeitos que tenho medo de quebrar. Já com o meu urso é diferente. Eu sei tudo dele porque a gente se mistura, a gente é amigo. Esse olho caiu na casa da prima Sandra. Esses pelos caíram, ou melhor, eu arranquei em noites de chuva. Como tenho medo de trovão, eu aperto o urso com muita força. Essa tinta foi na festa da Lu. Quando brincávamos com o palhaço. Assim, ele esteve presente em todos os melhores momentos da minha vida. Eu e ele somos um.” Diante de tal fato. Começo a chorar. Saio do quarto e percebo que minha filha de 8 anos me deu uma grande lição. Francisco tinha acabado de reclamar que vivo só para o trabalho. Dizendo que minhas relações são utilitárias. Entro no quarto. Francisco dorme. O quarto está impecável. Parece que não são seres humanos habitantes daquele lugar. Percebo que não há relação ali. Há apenas uma mulher egoísta que não sabe ver a beleza de um urso sem olho. Porque tem medo de tocar o outro. Porque isso implica em ser tocada no seu recôndito mais íntimo.
Escrito por Luiz Carlos Filho

11 comentários:

  1. Luizinho,

    Parabéns pelo lindo texto, que é de uma profundidade e de uma sutileza... Tudo na exata medida! Tocou minha alma, deixou-me emocionada! Parabéns, também, pela inspiração e sensibilidade! Espero que você continue escrevendo, para que eu possa apreciar mais e mais textos seus!
    Um abraço,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Luiz,
    Sensibilidade! Esta é a descrição da relação das letras com a poesia. A sutileza que me fez mergulhar em mim e reconhecer no outro e nas coisas uma Larissa com seu velho urso de pelúcia!
    Obrigada por me conduzir a esta viagem!
    (Jessica Paixão)

    ResponderExcluir
  3. Luiz,

    texto brilhante! Sensível! Emocionante e tocante...tudo na medida certa!

    Obrigada por compartilhar essa jóia em forma de letras, frases e palavras conosco!

    Luciana Ramos

    ResponderExcluir
  4. Luiz Carlos, seu texto é admirável, e tem um desfecho tocante e verdadeiro.

    Nivaldo Barreto.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto fala tanto daquilo que precisamos ouvir. Parabéns pela brilhante sensibilidade. Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  6. Cada dia mais tocante e profundo... Parabéns Luiz!

    ResponderExcluir
  7. LUIZ FICO SUPER ORGULHOSA DE SER SUA ALUNA!!

    PARABENS!!!ESSE TEXTO E LINDO.
    TOCA NO SENTIMENTO DAS PESSOAS, PRA DAR VALOR NAQUILO QUE REALMENTE IMPORTA NA VIDA,MESMO SENDO APENAS UM URSINHO VELHO, MAIS O QUE IMPORTAR SÃO AS HISTORIA QUE ELE REPRESENTA.

    BJS...SOU SUA FÃ N° 1 KKK
    ANGELICA

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, meu querido.
    Eu não tenho palavras pra te dizer o quanto as suas palavras são lindas. Cada dia mais e mais lindas =)
    Fã e sempre fã, com muita admiração, Bruna =)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Luiz!!!
    Amei seu texto.
    Aqui li minhas escutas clínicas...
    Aqui vi a dor de cada criança que atendo...
    o mal da humanidade, se assim posso dizer.
    Um abraço querido!
    Ticiana Marinho

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo
    O senhor coloca as palavras com tanto sentimento que chego a fazer da leitura um filme, uma viagem , sensação de pazaer ao ler cada pedacinho.
    Cada dia que leio um dos seus textos chego a olhar para o mundo com mais amor e prazer de estar vivor .
    Ter prazer o de viver cada segundinho ♥

    Muito Obrigada por causa esse sentimento tão raro ao ler.
    Um Grande Abraço !
    L.M *-*

    ResponderExcluir