quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O ingrediente que faltava


Às vezes eu queria que você estivesse aqui. Ou melhor, todas as vezes. Porque essa casa sem você fica muito grande, muito vazia. Na verdade, não é isso o que me dói. Dói ver sua presença na ausência. Isso mesmo! Pois os móveis da minha casa falam de ti, de nós. Lembro-me de cada peça. Compramos juntos. Montamos juntos. Rimos juntos. Arrastamos os móveis de um lado para o outro. Deitamos juntos. Mas era preciso você ir embora. Só não precisava ter me levado consigo. Agora, encontro-me sozinho, na minha casa e sem possuir-me, sem saber quem sou, sem ter a mim mesmo. Isso dói. Machuca. No entanto, o que machuca mais não é a saudade de ti, mas a saudade da nossa história, da nossa construção. Dizem que não nos apaixonamos pelo outro em sim, mas pela terceira pessoa nascente dessa relação. Terceira pessoa chamada de nós. Uma terceira pessoa melhor, mais feliz, mais leve. Eu fui mais eu quando estava ao seu lado. Engraçado isso, não é? Agora não sei ser eu mesmo. Culpa minha, na verdade. Culpa nossa. Culpa sua. Encontro-me, nesse exato momento, tentando fazer um bolo de aniversário para o Tiaguinho quando essa reflexão e esses sentimentos me visitam. Horário inconveniente para tal hóspede adentrar, não é? Não consigo cozinhar. Tento concentrar-me. Leio o livro de receitas. Procurando quem sabe uma receita para tal solidão, tal desconforto. Assombro-me ao perceber a harmonia com a qual cada ingrediente é descrito e mensurado. Um insight tenho nesse momento! Descobri qual ingrediente faltou na nossa relação: o cuidado pelo nós em detrimento do cuidado apenas com o eu ou o tu. Cuidado com aquilo que mais nos identificava: nossa relação. Confesso que a partir desse momento o Tiaguinho terá o melhor bolo de aniversário. Pois colocarei nessa receita o aprendizado de hoje. O tempero do cuidado. Tempero que existe na minha relação com o Tiaguinho, meu lindo sobrinho. O cuidado único, belo e singular de cada relação. E mesmo não te tendo ao meu lado. Um sorriso tímido invade o meu rosto. Por entender que o cuidado da nossa relação ainda pode ser mantido, aqui dentro de mim!

5 comentários:

  1. Caramba...
    Muito tocante, vc tava inspirado mesmo.
    Parabéns Lu!

    Camila Silva (Sra. Flávia)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Reproduzindo reflexões, alertando tantos outros, incitando dúvidas, alegrias e sorriso timido também! hehehe Adorei! =D

    ResponderExcluir
  3. o tempero do cuidado. esse nunca vou deixar faltar na cozinha de casa.

    #adorei

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos que gostaram e aqui vieram e deixaram seus temperos de cuidado sobre meu texto. Bjs e abraços
    Luiz Carlos Filho (Feito por mim)

    ResponderExcluir