terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Diário de bordo



#QUINTO DIA#

É o meu quinto dia de aula e eu me sinto como se estivesse com esse povo por anos! Sinto que o nosso entrosamento e convivência está maravilhoso, gerando em mim uma liberdade muito boa para  realizar os trabalhos.

Hoje vimos o teatro na idade média, onde o Toni nos conduzia à era medieval, a partir de uma passagem do tempo, em que cantos gregorianos eram tão intensos no ambiente de trabalho.

Foi fantástico perceber como aquela música que, normalmente me leva a um relaxamento, gerava em mim um sentimento se opressão, dor, angústia...e por um momento, pude sentir, mesmo que internamente, o que os atores e artistas da idade média sofreram com a perseguição que vinham principalmente da igreja, que naquela época os consideravam pagãos por amar e viver a arte.

Ao mesmo tempo em que meu corpo sentia o "peso" do medo e da dor, começamos, aos poucos, a abstrair e a zombar com tudo aquilo. Brincar com o sofrimento, com a intolerância, com a perseguição e tudo virou uma grande brincadeira e folia.

De repente, as gargalhadas escondiam o barulho das chicotadas e a alegria superava a tortura. E ao meu redor... Zombadores...trupes...irreconhecíveis!

O nosso improviso hoje foi espetacular, parecia que tínhamos ensaiado, tamanho era a nossa sintonia e comunicação corporal!

Minha maior gratidão na aula de hoje foi perceber o quanto alguns de nós (inclusive eu) nos "abandonamos" no jogo... E com isso, os nossos corpos "falaram". Como muitos de nós verdadeiramente nos transformamos!

Aula perfeita, turma linda, mestres maravilhosos! Amo o teatro!!?

Evoé

2 comentários:

  1. Ah, eu também quero fazer teatro. Com toda essa descrição e você compartilhando tudo dá vontade de sair de casa e ir direto pra alguma aula assim. Conhecimento, sentimento, presença, tudo isso num só lugar.

    ResponderExcluir
  2. Deveria ter começado há muito tempo!!!!! Teatro é magico, é encantador, é fantasia, lágrimas, sorrisos, é trabalho, é gozo!

    ResponderExcluir