quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O defensor de Descartes

Quinta-feira. 10 horas. A aula de filosofia corria tranquilamente. Tão tranqüila que me dava tédio, sono. Eu já estava cansado de ouvir sobre Platão, Aristóteles, Sócrates. Até porque, na verdade, eu queria não ser um amigo da filosofia nesse instante, mas um amante da filosofia, ou ter um amante para mim. Alguém com quem pudesse... De repente, meu pensamento é interrompido. Você entra na sala. Suado, correndo, atrasado. Acompanho sua chegada. Calça jeans surrada. Usada. Jeans no melhor estilo de quem sabe aproveitar a vida. Camisa branca, gola “V”. Mochila tipo carteiro, verde musgo. Parecia um aluno de ciências políticas ou de jornalismo. Não tinha óculos nem barba (nada é perfeito – risos tímidos). Mas tinha um sorriso sem igual. Um sorriso tímido que transmitia muito bem o limiar da beleza e da força, da doçura e da incerteza. Depois de um “bom dia” sem graça para o professor e para a turma, você olha para mim. Gelei e o pensamento parou! A aula continua. O professor discorre sobre o mal que o pensamento metafísico cartesiano trouxe para nossa sociedade. De repente, uma voz diferente rebate a argumentação na sala. Era sua voz. E o pior, defendendo Descartes. Fiquei indignado com aquilo. Entrei no jogo, na disputa argumentativa. E a aula ganhou força, estímulo, coragem. Nem parecia a mesma aula... Aula termina. Você se levanta. Passa na minha frente. Sua caneta cai. Pego-a. Grito. Devolvo-te. Querendo entregar a caneta e muito mais. Você sorri e diz seu nome. Começo a chamá-lo do “defensor de Descartes”. Saímos juntos. E a argumentação continua. Agora de maneira mais leve. Pois tudo era acompanhado pela melodia advinda do seu sorriso. Meia hora depois. Ríamos como dois amigos íntimos. Conhecidos há muito tempo. Muito mais coisas em comum realmente haviam entre nós. Coisas não ditas, porém sentidas e percebidas pelo sorriso, pelo toque, pelo silêncio, pelo olhar. Não me lembro como a conversa chegou a esse assunto. No entanto, de repente eu digo que não acredito mais no amor, que não acredito em romance e que preferi focar nos estudos, no trabalho. Você, contudo, diz que também desistiu de procurar por isso. Entretanto, hoje procura por alguém que não só divida a cama, mas divida o sorriso de bom dia ao acordar, e divida o colo ao chegar a noite do trabalho. Procura alguém que não te complete, porque sabe que somos seres faltosos. Mas alguém que o preencha. Preencha de amor, de si e do outro. Procura um amor errado, mas que seja verdadeiro e com cheiro de saudade. Nesse momento, viro o rosto. Uma lágrima rola em minha face. Parece que escuto uma música antiga e nova. Parece que toco um cristal fino, precioso. Não sei o que dizer, nem o que fazer. O medo de quebrar o cristal, “esse momento mágico” me paralisa. Numa sensibilidade única, você percebe minha inquietação. Você segura minha mão, aperta no seu peito e diz: “Não foi à toa que entrei naquela sala e que nossos caminhos se encontraram. Então, acabou seu momento de secura e ingratidão. Deixe-se guiar pelo que a vida tem de melhor: o livre exercício de tentar amar!”

8 comentários:

  1. Aí que lindo Lembrei dos momentos em que fui paralisada com um amor desse, é realmente um momento magico e por que não dizer até agora único!
    "Deixe-se guiar pelo que a vida tem de melhor: o livre exercício de tentar amar!"

    Adorei Luiz esse texto é bem importante pra mim .
    Ops uma boa barte dos seus texto meche comigo kk's

    Bjus !!!
    L.M.

    ResponderExcluir
  2. Como era de se esperar, uma leveza que parece que estamos na sala ou no restaurante presenciando tudo!hahaha E o "acaso" sempre ali pra surpreender, ô aulinha!^^ Texto mt bom!! H.R.

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou muito bom... e o que eu mais gostei é do convite que deveríamos nunca esquecer... "Deixe-se guiar pelo que a vida tem de melhor: o livre exercício de tentar amar!" - sempre estamos perdendo essas oportunidades... Valeu Luiz...

    ResponderExcluir
  4. E mais uma vez, diz tudo que a gente pensa.

    Coisas não ditas, porém sentidas e percebidas pelo sorriso, pelo toque, pelo silêncio, pelo olhar.

    ResponderExcluir
  5. Ai ai nem vou dizer que me surpreendi,como sempre vc me deixa perplexa com seus texto mais dessa fez tenho que te dar os parabéns..superou tudo!!!


    beijos..De:Gih

    ResponderExcluir
  6. o texto esta belissimo!!!!

    sao sentimento,palavras,gestos como o q sao demostrados no texto que traduz a magia de amar...

    parabens querido prof.!!!!!!

    me sinto mto feliz e orgulhosa por ter tido a oportunidade unica de te conhecer

    valeu!!!!!!!!
    parabens!!!!

    bjs,cyntia

    ResponderExcluir
  7. Luiz:

    Estou lendo em ordem inversa, comecei em março e estou acompanhando seus textos até aqui. Definitivamente é o mais lindo que li até agora.
    Abraços.

    ResponderExcluir