quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O todo e a parte


Ontem te vi passar pela rua. Deu vontade de gritar teu nome! Deu vontade de saltar em teus braços. Deu vontade de dizer que ainda te amo, que ainda sinto sua falta. Deu vontade de fazer muitos movimentos... mas o único movimento foi morder os lábios, chorar e seguir com o carro. É interessante perceber que quando achamos que estamos bem, vem a vida e, CATIBUM, nos prega uma peça. Confesso que estava muito bem sem você, sem te ver, sem lembrar (ao menos tentando lembrar menos!). Acredito que chorei mais ao perceber que as juras de amor foram em vão. E lembrei-me das aulas de literatura onde tal autor dizia: “O todo sem a parte não é todo, A parte sem o todo não é parte, Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga, que é parte, sendo todo” Nunca tinha entendido esses versos. Mas assumo que eles sempre me chamaram atenção. Ouso dizer que eles me incomodavam. Agora, sem você, que já foi minha parte e meu todo, entendo perfeitamente. O que vivemos foi parte de um amor e foi todo amor para mim. Para você? Não sei se foi! Talvez por isso doa ainda em mim. Recordo-me dos quebra-cabeças que montei. Sempre procurando com ansiedade a pedra ideal, o encaixe perfeito. Errei ao levar esse modelo para minha vida. Pois na vida, as partes que formam o todo não são perfeitas. Mas são belas justamente por dar ao “todo” essa beleza ímpar e diferente de ser mistura, de ser imperfeita. Lembrei-me da minha infância quando minha mãe um dia perguntou o que eu mais queria na vida e eu respondi: “ser feliz!”. Ela assustou-se com tamanha precisão e resposta. Hoje, vejo que fui feliz por completo ao seu lado. Nossa história não foi parte, mas foi “todo”. Sou assim mesmo, intenso em tudo o que vivo e acabo colecionando partes de mim nos corações que amei porque só sei amar o todo da relação.
(Escrito por Luiz Carlos Filho)

4 comentários:

  1. "Muito lindo, enquanto estava lendo me lembrei de fatos que são tão importantes pra mim e que me delicie com está leitura maravilhosa. Expressar evoca uma atitude de 'eu também'. Adoro o jeito como se expressa, é flutuante."

    ...
    Nem mil palavras explicarão tudo!

    ...

    L.M.

    ResponderExcluir
  2. Olha só. Que texto legal. É aquela história: saudade que mata né...ou faz perceber. Parabéns, Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Costumo dizer que pedaços entrelaçados formam o todo. E esse texto dá muito sentido ao meu pensamento.

    ResponderExcluir
  4. Nossa.... é tão intenso! Me leva de volta a uns anos atras... Obrigada por isso Luiz! E parabens... Estarei sempre aqui pra te aplaudir!

    ResponderExcluir